DESEMPENHO DO RESFRIAMENTO EVAPORATIVO SOBRE A COBERTURA EM CLIMAS ÚMIDOS

O sistema de resfriamento de telhado é eficiente na maioria dos climas inclusive naqueles em que a umidade é alta pelo fato que a camada de ar adjacente ao telhado estará significativamente mais quente que o ar ambiente e consequentemente relativamente mais seca.

Por exemplo, em um dia com temperatura de 32°C e umidade relativa de 80%, é freqüente a superfície do telhado estar a 71°C. Nestas condições, apesar do ambiente relativamente úmido, o sistema de resfriamento de telhado continuara a evaporar a água e reduzira a temperatura da cobertura para valores entre 32°C a 38°C. Olhando a carta psicométrica é possível entender porque isto acontece.

Embora o ar a 71°C adjacente ao telhado contenha quase a mesma quantidade de vapor de água que o ar ambiente a 32°C e 80% de U.R. (veja tabela abaixo – 22,8 x 27,0 gramas por Kg de ar), a umidade relativa da camada de ar sobre o telhado é cerca de 10%. A natureza, pode nestas condições proporcionar uma quantidade significativa de resfriamento e conforto apesar de tratar-se de um dia definitivamente quente e abafado.
Muitos de nos, dirigindo em uma rodovia asfaltada em um dia quente, fomos surpreendidos por uma chuva repentina e a impressão é que esta saindo fumaça de todo a estrada ainda quente. O vapor que sai, é simplesmente a água da chuva evaporando do asfalto quente. A água continuará evaporando até que toda superfície do asfalto esteja suficientemente fria, embora a atmosfera durante a chuva tenha uma umidade relativa de 100%.
Umidade Especifica ( gramas de água por Kg de ar seco).